sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CORRESPONDÊNCIA EMPRESARIAL


É o conjunto de todos os meios de comunicação escrita que possam por em contato duas pessoas (físicas ou jurídicas), na intenção de manterem uma troca de idéias ou de vontades entre si,com os objetos empresariais.

Características de uma boa correspondência
  
Clareza: consiste na expressão exata de um pensamento. Um estilo é claro, quando apresenta coerência e evidência tal que não é possível deixar de entender o texto.
Concisão: consiste em dizer muito com poucas palavras, evitando digressões inúteis, as palavras supérfluas, a adjetivação desmedida e os períodos extensos e emaranhados.
Cortesia: “Mesmo que o assunto encerre reclamação, severidade cabe ao redator não baixar o nível de sua carta. Podem-se dizer coisas severas numa linha de absoluta cortesia e superioridade. Sempre a palavra serena será irmã do êxito”.
Enéas Martins de Barros (Cartas Comerciais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário